Você conhece suas moedas, cédulas e medalhas?


Tem um fator que considero importantíssimo em meu ponto de vista, para quem pretende colecionar moedas, cédulas e medalhas e que hoje está sendo praticamente esquecido pelos novos colecionadores.

 Este fator é a OBSERVAÇÃO de suas moedas, cédulas e ou medalhas.  Você não necessita de peças raras ou raríssimas para estudá-las, você pode estudar elas por imagens e catálogos em pesquisas. 

Esse hábito da observação e análise é que os novos colecionadores têm que adquirir para poderem evoluir na numismática.

Numismática é uma ciência, somente ter as peças é colecionismo, portanto se quer evoluir na numismática deves estudar e observar.  

 Você tem uma ferramenta fantástica de conhecimento em suas mãos, melhor dizendo em seus olhos. 

Utilizando a simples observação de suas moedas, medalhas e cédulas, você começará a vislumbrar uma quantidade absurda de detalhes e informações, que passam praticamente despercebidas pelo olhar do simples colecionador.                               

 Vou postar a descrição de uma moeda de 1 Real, está moeda que diuturnamente temos contato e pouco conhecemos sobre ela, somente para percebemos o que deixamos de observar.  

 Também postarei imagens com descrições de uma 960 réis e uma 2000 réis, para percebemos a riqueza de detalhes, que também deixamos passar quando não paramos para observa-las profundamente.                                                                    

 E mais duas cédulas antigas com suas descrições e um detalhe diferente entre elas que só tem conhecimento quem observa e ou estada para saber. 

E uma medalha relativa a congresso latino americano de numismática de SNB -Sociedade Numismática Brasileira.

________________________________________________


Medalha da SNB - Sociedade Numismática Brasileira, comemorativa do IV congresso Latino Americano de Numismática de S. Paulo em 2006. 

ANVERSO: Representação de moeda espanhola de Carlos IV, com carimbo Mato Grosso. Legenda: IV Congresso Latino Americano de Numismática / São Paulo / 30 nov a 3 dez 2006. 

REVERSO: Brasão e legenda SOCIEDADE NUMISMÁTICA BRASILEIRA / SÃO PAULO

Gravador: Sá Vieira e Balsemão

Bronze: 51 exemplares

________________________________________

Um Real 2019

 Anverso:

Efígie da República à direita do núcleo prateado (disco interno) e transpassando para o anel dourado (disco externo), assim posicionada constitui um dos elementos de segurança da moeda de maior denominação. No anel dourado, referência às raízes étnicas brasileiras, representada pelo grafismo encontrado em cerâmicas indígenas de origem marajoara, e a legenda "Brasil".


Reverso:

No anel dourado, a repetição do grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e os dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem.

________________________________________________


Como todo bom iniciante no colecionismo de moedas, cédulas e medalhas quando iniciei está caminhada as novidades e dúvidas foram uma constante, todo dia ficava em dúvida e posso com certeza afirmar as dúvidas foram uma constante.

A dúvida leva a questionar a querer saber o porquê que as coisas são, porque são desta ou daquela forma.

Observem as imagens das cédulas abaixo, 100 cruzeiros com carimbo de 10 centavos de 1966, bem como nas cédulas 50 cruzeiros com carimbo de 5 centavos de 1966, 10 cruzeiros com carimbo de 1 centavos de 1966, onde era para estar escrito Ministro da Fazenda, todas estão com erro de grafia e está escrito nelas (Minstro da Fazenda).

Está descoberta se deu quando estava iniciando minha coleção e estava analisando minhas cédulas com uma lupa para ver melhor os seus detalhes.

Não consta que haja diferença de valores entre a como a grafia errada entre as cédulas de 1966 e as que estão com a grafia correta de 1967.

_________________________________________________


Detalhes das 960 Réis Brasil Colônia.

____________________________________________________

Anverso 

Busto do Imperador Pedro II, voltado para a esquerda, sob o busto sigla do gravador Luster F, circundado pela inscrição PETRUS II. D. G. C. IMP. ET PERP. BRAS. DEF. (Pedro II. com a graça de Deus Imperador constitucional e perpétuo defensor do Brasil).

Ano de cunhagem entre uma pequena esfera armilar à esquerda e uma pequena cruz da Ordem de Cristo, à direita.

Reverso

Armas do Império do Brasil, ramos de café e tabaco emoldurado escudo, encimado por coroa imperial no interior do escudo anel de estrelas circundado esfera Armilar de Dom Manuel sobre Cruz da Ordem de Cristo.

Abaixo dístico do valor facial entre um pequeno caduceu, símbolo do comércio, à esquerda e uma pequena balança, à direita.


________________________________________________________

“O estudo da numismática não é só o estudo das moedas, mas também o estudo das

cédulas, das medalhas e dos eventos que a elas se referem, direta ou indiretamente.”

Eugenio Vergara Cafarreli

 

 

Um fraternal abraço a todos.

 

Rudi De Antoni.:

 

Imagens:

Moedas, cédulas e medalha da coleção de Rudi De Antoni.        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Vicentina, moedas Comemorativas do 4º Centenário da Colonização do Brasil

Vintém de ouro

1$000 MIL-RÉIS - 1870 - o que nos conta a cédula.