5000 réis Santos Dumont, suas curiosidades e peculiaridades

 


 


5000 RÉIS SANTOS DUMONT

Em 1936, a Casa da Moeda do Brasil lançou uma moeda comemorativa de 5000 réis com a efígie de Santos Dumont, pai da aviação no reverso e com uma asa representando a aviação no anverso.

Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro. Dumont é considerado por muitos brasileiros como o inventor do dirigível, do avião e do ultraleve.

Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.

Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, ele voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie' (francês para "ave de rapina"), no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.

 

Anverso:

Efígie de Santos Dumont.

Reverso:

Apresenta o valor de circulação legal de 5000 Réis, e em sua parte superior apresenta a palavra Brasil, no centro da moeda há a presença de uma ASA aberta, essa é a mitológica asa de Ícaro, o primeiro homem que teve o sonho de voar.


 CURIOSIDADE SOBRE A MOEDA

A última emissão de uma moeda de prata para circulação comum cunhada no Brasil foi justamente de 1936 até 1938, e a moeda de 5000 Réis homenageando Santos Dumont também marcou a história monetária brasileira por ser a última prata a circular no comércio brasileiro.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS

A moeda em questão é de prata 600, ou seja 60% prata e também possui em sua composição 40% cobre. 

Especificações:

Diâmetro: 27,5mm

 Espessura: 2,2mm

 Peso: 10,0g - Bordo: liso

Gravadores: Calmon Barreto e Walter Toledo.

 

Cunhagem

1936 - 1.986.000

1937 - 414.000

1938 - 994.000

Moedas da coleção de Rudi de Antoni.

Um fraternal abraço.:

Rudi De Antoni

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Vicentina, moedas Comemorativas do 4º Centenário da Colonização do Brasil

Vintém de ouro

1$000 MIL-RÉIS - 1870 - o que nos conta a cédula.